IF · Wrinkles


This old woman smokes pipe and doesn´t use anti-aging creams (and doesn't iron her clothes).

Rumo ao Indie





No fim-de-semana que passou, intercalamos algumas horas de trabalho, com caminhadas pelas ruas de Lisboa (e também na Vila de Sintra) e sessões de cinema.

Perdemos o filme de abertura do Festival, mas ainda fomos a tempo deste divertido conjunto de curtas de animação (obrigada Isa e Simão, pela companhia) e mais este belíssimo filme de José Luis Guerín.

25 de Abril



Depois do aguaceiro da semana anterior, um belo dia de Sol.

Aguaceiro







E foi assim o fim-de-semana.

Desafiei a Carla a deixarmos os respectivos de molho e fazermos uma pequena viagem até Marvão. Ela aceitou o convite e lá fomos nós...
Apesar do frio, do céu cinzento e da chuva, foram dois dias incríveis, com bom comer, valentes risotas e muito bate-papo. A sensação que fica é a de querer viver mais dias assim... longe do "stress".
Mais fotos aqui.

skecthbook




Já está a chegar ao fim...

O Mundo num Segundo

O Mundo num Segundo

de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho. Já está aqui.

Muitas vezes ponho-me a pensar: o que estarão a fazer neste exacto momento, o meu mano Jun em São Paulo, a Tomoko em Tokyo, a Soh Young nos EUA, o Richard em Madrid, o Jean-Baptiste em Paris e a Manela em Cabeçudos?

Febre de Livros em Bolonha



Quando se está rodeada de bons livros, é difícil decidir-se por um, dois ou três, quatro, cinco ou seis...
Quando vi o "Sometimes I think, sometimes I am" da Sara Fanelli, não resisti e não saí da livraria sem ele.
Assim foi também com o "Soraga aoi to umimo aoi" (O céu e azul e o mar também), do Katsumi Komagata e também mais este, que acabei por oferecer a uma amiga muito querida...
Curiosamente, não comprei nenhum dos livros premiados este ano.

Eles tiveram trabalhos expostos em Bolonha: Valerio Vidali, Gustavo Aimar e André da Loba (cujo trabalho gosto muito e que agora tem um site, novinho em folha).

I Prémio Internacional Compostela de Livros Ilustrados



Foi divulgado no passado dia 2, o resultado do I Prémio Internacional Compostela. A Argentina Natalia Colombo vence merecidamente, com a obra "Cerca". Ler mais aqui.

Finalista:
“La nube de Martín” Javier Sobrino e Rebeca Luciani

Menções honrosas:
“Trocar as voltas ao tempo”, de José António Gomes e Gémeo Luis (Portugal)
“La visita”, de Nicolás Arispe (Argentina)
“Ovelhina dá-me lã”, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono (Portugal)

Pois é, foi uma grande surpresa.
Soubemos de antemão, no dia da inauguração da exposição Ilustrações.pt. Lá conhecemos o escritor Xavier DoCampo, director da revista Bloc e membro do júri. Foi ele a dar-nos em primeira mão (ou melhor, em segunda, não é Gémeo?!), a boa nova.

Ilustrações.pt



Ilustrações.pt
Contemporary Children’s Illustration from Portugal
Palazzo d’Accursio, Sala d’Ercole
Piazza Maggiore
From March 31 to May 4, 2008
Opening: Monday, March 31, 8.00 p.m.

De volta a Bolonha, além da exposição das ilustrações seleccionadas e do "When Cows Fly…" (mostra de trabalhos dos ilustradores argentinos, país convidado este ano), que estiveram patentes no espaço da feira, outras exposições inaguraram pela cidade e muitos eventos e conferências decorreram nesses dias.

Além de "Ilustrações.pt", destaco o lançamento do primeiro número da revista Bloc, dedicada às artes e à literatura infantil, e também à exposição de Joanna Contejo (Around the garden. Hamelin. Via Zamboni, 15, Bologna. From April 1 to 30, 2008).

Acabadinho de sair...



... o novo site do Planeta Tangerina.

Julia Rothman

Figures Futur 08



Ainda sobre Bolonha e a Feira... quando lá deambulava entre os pavilhões 29 e 30, chamou-me a atenção um senhor com um ar simpático, mesmo a Pai Natal. Num stand onde encontravam-se várias pequenas editoras francesas, estava ele a divulgar o "Salon du Livre et de la presse Jeunesse" e a 11.ª edição do "Figures Futur 08", um concurso internacional destinado aos Ilustradores em início de carreira. Este ano o tema é "Anansi, a aranha", heroína de mitos e contos procedentes do Oeste de África.

Uma Viagem de Negócios a Bolonha, um filme de Bernardo Carvalho.

Bolonha





Foram 5 dias intensos na acolhedora Bolonha, com muito caminhar, imenso comer... e uma verdadeira (e boa) overdose de livros, editoras, exposições e ilustradores.

Mais fotos aqui e aqui.

Bologna Children's Book Fair


Ainda com um pé em Itália: o Tangram em forma de mobiliário.