Inté



Malas feitas e pé na estrada. Eu vou, mas volto...

Para quem fica: 10.ª Feira Laica

E se eu pudesse, fazia a viagem neste pópó.

Almada escondida



A Casa da Cerca está localizada na parte mais antiga de Almada e por detrás dos prédios altos, quase não damos por ela...

Além das exposições, vale a pena também pelo passeio e pela bela vista. Para quem vem de Lisboa, uma boa opção é ir de barco (Cais do Sodré) e depois subir pelo Elevador da Boca do Vento, a Casa da Cerca fica mesmo lá ao pé.

..



Com direito a presença dos ilustradores, incluindo o incrível Brian Cronin, a inauguração foi uma caixinha de surpresas. Conheci em pessoa a querida e talentosa Rosa e as suas pequenas, descobri uma Almada que desconhecia e ainda, acabamos por jantar ao pé do Tejo e brindar pelo dia mais comprido do ano.

Da Casa das Mudas à Adega Mayor...





No Pavilhão de Portugal da Expo Zaragoza, está patente a exposição "21 Projectos do Século XXI, Reflexos da Arquitectura Portuguesa na Década Actual". Idealizada e organizada pelo Arq. José Manuel Fernandes e com fotografias de Ana Janeiro.

Fiquei muito contente ao ver o catálogo pronto. Com pouquíssimo tempo para o conceber, é sempre bom (e um grande alívio) ver que no fim, tudo correu bem.

Sábado de Sol

Previsão de céu aberto, com máxima de 30. Tudo indica um belo dia de praia, e para contrariar, as minhas sugestões para este Sábado de Sol ficam longe da areia e do chapéu de sol:



O dia em que a mamã ficou com cara de chaleira
É o novo livro da Editora OQO, com ilustrações de João Vaz de Carvalho.
Com direito a uma sessão de contos, chá, bolinhos e a ilustre presença do Ilustrador.
18h00, no Centro de Pedagogia e Animação do CCB.



Em comemoração aos 35 anos do Ar.Co e dos 15 anos da Casa da Cerca, inauguram em simultâneo as exposições: Brian Cronin, Retrospectiva 1983-2008 e Cor, que reune trabalho de vários ilustradores, incluindo o meu amigochi Bernardo Carvalho.
Casa da Cerca, Almada, 19h00

Aldeia do Futuro



Não é uma aldeia, nem é do futuro. Estava a folhear uma revista, já não me lembro qual, onde e quando, mas a imagem destes bungalows chamou-me a atenção e acabei por ler o artigo. Pensava eu serem do Norte da Europa e, para a minha surpresa, estão mais próximos do que eu imaginava... ao pé da Barragem de Castelo do Bode, em Aldeia do Mato.

Mini silly story 4



Caroline & John, by Ana Cozendey.
A Ana, como eu, é designer gráfica e vive fora do Brasil já há alguns anos. Afeiçoei-me aos seus amigos aventureiros e espero ver novas histórias sobre eles...

··

Quase comprei este livro no fim-de-semana, resisti para poupar para a próxima ida a SP.

Caroline Hwang
Aya Kakeda
Megan Whitmarsh

My Secret Garden







Este Jardim não pára de crescer:
Sementes de Música, de Ana Maria Ferrão e Paulo Ferreira Rodrigues, com ilustrações de Madalena Matoso (o melhor livro de música dedicado ao pequeninos que já li – e ouvi – nos últimos tempos).
Vencer os Medos, de João Paulo Cotrim (ilustradores vários)
O Capuchinho Vermelho, de Richard Câmara
A Casinha de Chocolate, dos Irmãos Grimm, ilustrado por Paulo Auladell

IMPERDÍVEL:
O Mestre Bernardo Carvalho vai dar um workshop de Ilustração Infantil, no AR.CO, de 7 a 17 Julho 2008.
Técnicas de ilustração e estratégias de representação e expressão relacionadas com o universo da literatura infantil. Desenvolvimento de trabalho prático através de exercícios que trabalham a relação da palavra com a imagem.

Rico Lixo







De vez em quando encontro coisas bonitas na rua e os contentores de entulho têm revelado serem grandes reservas de pequenos tesouros.

··

Prémios de Edição Ler/Booktailors 2007/2008

IF · Forgotten



– Let me see: Keys, ok; money, ok; celular, ok...

Gao Fenglian


Este é um dos 5 trabalhos em patchwork, chamados buduihua, realizados por Gao Fenglian, camponesa da província do Shaanxi, e retratam os deuses do panteão chinês.


Reconhecida pela arte de cortar papel, foi uma surpresa ver o seu trabalho em patchwork no Museu do Oriente.

A normal





Há algum tempo atrás, fui desafiada pela Manuela e pela Miriam para listar 7 factos estranhos sobre mim, e pela Elodie, para relatar 6 factos curiosos. Já que estou com o espírito de compilar coisas, vou reunir as duas listas numa só...

- quem me conhece, sabe que dificilmente uso um par de calças, e se uso, pode ser com um vestido por cima (esquisitinha...);
- por causa do item acima, tenho uma colecção de collants: encarnadas, amarelas, verdes, às riscas... (há quem ache estranho);
- sempre uso um corte de cabelo fora do normal e dificilmente repito um (há quem ache muito estranho);
- folheio jornais e revistas de trás para frente (será influência dos meus antepassados?);
- às vezes não consigo controlar as expressões faciais que faço (imaginem os vexames que já passei por causa disso);
- de vez em quando, estou a olhar fixamente para um ponto, totalmente em "off";
- adoro pão de queijo;
- a minha meia de leite é sempre clarinha e morninha.

Afinal, não sou assim tão estranha, sou?

··

Atenção para:

Este livro feito à mão, e a sua editora.

A arte na rua, by BLU.

O lançamento Serrote, na livraria Trama, dia 11, 21h30. A não perder!

Blue and Red






Série limitada (150x210 mm).
Para encomendar ou mais informações: yarakono@gmail.com

Foram as primeiras ilustrações de um conjunto que pretendo fazer, chamado Compilar.
Estiveram ontem comigo e com minhas amigas artesãs, na minha primeira participação em Feiras... Gostei muito desta experiência ao ar livre.

...

O selo da Ana ficou entre os 10 primeiros, e ela merece ficar entre os 5 mais. Vote aqui.

···

E antes de fechar este post, não posso deixar de comentar que a Festa de Lançamento foi FENOMENAL: divertida, despretensiosa e ao pé do mar, mesmo a cara do Planeta. Obrigada aos inúmeros amigos que marcaram presença!

Infelizmente ainda não tenho fotos da Feira, nem da Festa... estes sim, ficam para um próximo post.

Há dias repletos de coisas boas...

...e será amanhã, quinta-feira, dia 5.


Durante o dia vou estar, juntamente com muitos talentosos artesãos, na Feira Biológica promovida pela HP, na Quinta da Fonte em Oeiras, em comemoração ao Dia do Ambiente.



Ao fim da tarde, a partir das 18h30, estão todos convidados para o lançamento dos livros do Planeta Tangerina, a decorrer no Restaurante Sargo, na Parede. Mais informações aqui.



Se estiverem em Lisboa, inaugura também às 18h30, a exposição "Pessoa POPular" com ilustrações do grande Richard Câmara. Na Casa Fernado Pessoa, em Campo de Ourique.

IF · Baby



– Mother, we need to talk. I'm pregnant... with TWINS!

Série "Compilar"



Decidi finalmente o tema para a Exposição que farei em Marvão. Esta ilustração é apenas um estudo, inspirado numa das rotinas diárias e sagradas da minha mãe.
Bem cedinho, ela distribui pedaços de maçã e banana pelo terraço da sua casa e diz para a Milú: "É a banana do passarinho". Não é preciso esperar muito tempo para vislumbrar a chegada de pardalitos, maritacas, amarelinhos e bem-te-vis... esta é uma colecção que não junta pó e que vai-e-vem, todos os dias. E acho que assim que deve ser...

Marc Boutavant
Julia Rothman

Contos da Dona Terra



Com tantas festividades, lançamentos e actividades previstas para o dia 1, já eu tinha agendado há um mês atrás, um encontro com alguns amigos ilustradores. Soube tão bem um dia ao pé do mar, com direito a uma deliciosa espetada de chocos e os bolinhos de areia do Sr. Gama, boa disposição, desenhos, conversa e risotas, em muito boa companhia.

Infelizmente ainda não desenvolvi o poder da omnipresença, e acabei por perder:
O lançamento do livro "Os Contos da Dona Terra", da autoria de três cientistas que, em linguagem acessível a crianças, procuraram explicar conceitos científicos e fenómenos naturais. A versão ilustrada ficou por conta do Planeta, com ilustrações minhas, da Madalena e do Bernardo, mas o que acho mais interessante é que em simultâneo, também foi editada uma versão do livro em braile.

O Bichinho de Conto, inaugurou oficialmente o seu novo espaço 3x1 em Óbidos. 3x1, pois além do Bichinho (Editora), temos lá a Sala Papel (Galeria) e a livraria Histórias com Bicho. A Sala Papel abre suas portas com a exposição "O dia em que a ilustração subiu pelas paredes", com ilustrações de Paulo Galindro, patente até o dia 20 de Agosto. Parabéns à Mafalda, ao Pedro, à Elsa enfim, para todos os Bichinhos!

Os Mama!Milk no Bacalhoeiro...